Pães e Cia.

Trança de Pão com Presunto

Difícil 120'

Preparação:

Para o pão:
Ponha a farinha numa tigela, e à parte dissolva o fermento no leite morno. Ponha-o no meio da farinha, junte os 0,5 dl de óleo, 1 ovo, uma pitada de sal e amasse bem, até que se despregue da tigela. Se estiver muito mole, junte farinha, se estiver rija, junte leite, para que fique com a consistência de pão. Forme depois uma bola, cubra com um pano e deixe a levedar.
Para o recheio:Pique finamente o toucinho, e corte o presunto em fatias finas e estas em tiras. Lave e corte os cogumelos em lâminas. Num tachinho, leve ao lume o óleo, o toucinho e a cebola picadinha, vá mexendo e quando começar a alourar, junte o presunto e os cogumelos, a refogar, até perder o líquido dos cogumelos. Junte então os cubos de pão torrado e o outro ovo batido. Mexa até o ovo estar em creme, retire do lume e verifique de tempero.
Com o rolo, estenda a massa, até obter um rectângulo comprido, com uma espessura de cerca de 1cm. As medidas do rectângulo deverão ser de 30 por 15 cm. Corte-lhe os bordos em tiras de 2 cm, para depois fazer as tranças, com 2 cm de largura, e coloque num tabuleiro polvilhado de farinha. Estenda o recheio ao meio da massa, onde não tem tiras, a todo o comprimento. Começe a cobrir o recheio com as tiras laterais que foram cortadas, cruzando-as. Acabe de fechar e comprima para unir as extremidades. Deixe levedar uns 30 minutos num local aquecido. Leve a cozer em forno médio por cerca de 40 minutos. Sirva ainda quentinha.

Compartilhe:

Composição:
400 gr de  farinha de trigo
2   ovos
½ dl de  óleo
1 ½ dl de  leite
1 pitada(s) de  sal
2 colher (sopa) de  óleo
100 gr de  toucinho fresco
100 gr de  presunto
100 gr de  cogumelos
1 chávena(s) de chá de  pão torrado em cubos
1 pitada(s) de  pimenta preta moída

comments powered by Disqus