Crustáceos e Mariscos

Polvo à Lagareiro

receita enviada por

Polvo à Lagareiro - Foto 1

Fácil 50' Médio 4

Preparação:

Põe-se o polvo (de 1,5Kg a 2,0Kg) a cozer numa panela sem água nem qualquer tempero, durante cerca de meia hora, em lume brando.
O líquido do próprio polvo é suficiente para o cozer. Basta que fique em lume brando e se vá verificando a cozedura. Só quando estiver cozido se deve juntar um pouco de sal.
Retira-se depois da panela e deixa-se arrefecer. Aquece-se umas colheres de sopa de azeite e junta-se alho cortado em falhinhas. Pincelam-se os tentáculos do polvo com esta mistura e levam-se a grelhar até ficarem tostadinhos.
Entretanto fazem-se as batatas a murro. Eu faço-as no microondas, que é rápido e não dá trabalho nenhum. Há no mercado umas batatas novas pequeninas, com pele e que são óptimas para o efeito. Envolvo-as em sal e levo a cozinhar no microondas, tapadas com papel de cozinha. Cada batata leva cerca de 1 minuto a cozinhar.? só multiplicar pelo número de batatas e verificar a cozedura. Quando cozidas dá-se uma pancada para as esborrachar.Mistura-se o polvo às batatas e rega-se com o restante molho de azeite e alho. Decora-se com salsa e cebola se gostar.
Nota: para que o polvo fique bem tenro dão-se umas pancadas com o martelo dos bifes ou o rolo de cozinha antes de o cozer.

Compartilhe:

Composição:
1   polvo
4 dente(s) de  alho
1 kg de  batatinhas
q.b. de  azeite
q.b. de  sal
1 ramo(s) de  salsa


comments powered by Disqus