Pães e Cia.

Pão de Queijo e Courgette

receita enviada por


Média 55' Baixo 8

Preparação:

1.Coloque as courgettes raladas grosseiramente num passador e polvilhe com sal. Deixe repousar no lava-loiça por cerca de 20 minutos para escorrer os sucos e depois passe por água abundantemente. Escorra e seque com papel de cozinha.
2.Numa taça grande misture a farinha com o fermento, o parmesão ralado e 1/2 colher (chá) de sal. Tempere com pimenta a gosto. Misture o óleo e as courgettes e adicione água tépida suficiente para formar uma massa de pão firme, mas macia. A quantidade de água de que necessita depende do suco das courgettes, mas começe com cerca de 45 ml.
3.Apanhe toda a massa de pão com as mãos e coloque sobre uma superficie polvilhada de farinha. Bata esta massa por 5 a 10 minutos, ou até que fique macia e elástica. Coloque de novo na taça, cubra com película aderente ligeiramente untada com óleo e deixe levedar num local quente, ou até que atinja practicamente o dobro do volume inicial.
4.Bata a massa de pão e amasse de novo. Divida em 8 pedaços e role em pequenas bolas.
5.Unte levemente uma forma de pão funda, com 23 cm. Encaixe as bolas na forma colocando 1 no centro e as restantes à volta desta.
6.Humedeça o pão com um pouco de leite e polvilhe com sementes de papoila (ou de sésamo). Cubra a forma com película aderente ligeiramente untada com óleo e deixe crescer num lcal quente, até que as bolas de massa tenham dupicado de tamanho.
7.Entretanto aqueça o forno a 200ºC. Coza o pão no forno por 35 a 45 minutos, até que tenha um aspecto castanho dourado e produza um som oco quando se bate na base. Deixe arrefecer numa grelha de arame e sirva logo que possível.

Compartilhe:

Composição:
675 gr de  farinha de trigo
2 pacote(s) de  fermento em pó
2 colher (sopa) de  azeite
q.b. de  sal
q.b. de  sementes de papoila


comments powered by Disqus