Molhos & Temperos

Molho de Tomate Fresco

receita enviada por


Fácil 60' Baixo 4

Preparação:

Com uma faca afiada faça uma cruz na base de cada tomate. Ferva uma caçarola com água e retire-a do lume. Mergulhe na água quente os tomates por cerca de 30 segundos, retirando-os depois com uma escumadeira. Repita o processo com o resto dos tomates e depois retire-lhes a pele e pique-os grosseiramente. Aqueça o azeite numa caçarola grande e junte a cebola picada. Refogue por 5 minutos em lume brando, mexendo frequentemente. Quando estiver levemente dourada e macia, junte os tomates, com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver, baixe o lume e tape a panela. Estufe, mexendo de vez em quando, durante 30 ou 40 minutos, ou até que engrosse.
Entretanto coza a massa, segundo as instruções da embalagem. Migue o manjericão. Tire o molho do lume, junte o manjericão e rectifique temperos. Escorra a massa, deite-a numa taça aquecida, junte o molho e misture bem. Sirva de imediato com parmesão ralado à parte.

NOTA: Este molho pode ser feito em quantidades grandes e congelado para usar mais tarde. Deixe para isso, arrefecer e congele em doses individuais em recipientes rígidos. Descongele antes de aquecer.

Variante: Alguns cozinheiros napolitanos acrescentam alho esmagado à cebola e outros usam orégãos frescos picados ou salsa com o manjericão.

Compartilhe:

Composição:
4 colher (sopa) de  azeite
350 gr de  esparguete
1 molho(s) de  manjericão
q.b. de  sal
q.b. de  pimenta preta


comments powered by Disqus