Massas, Pizzas e Tortas

Massa com Ovo (Pasta all'Uovo)

receita enviada por

Massa com Ovo (Pasta all'Uovo) - Foto 1
Massa com Ovo (Pasta all'Uovo) - Foto 2
Massa com Ovo (Pasta all'Uovo) - Foto 3

Difícil 70' Baixo

Preparação:

1. Deite a farinha em monte sobre uma superfície limpa e, com as mãos, faça uma cova grande e funda no centro. Deixe os lados da cova altos para que os ovos não transbordem quando os juntar.
2. Parta os ovos para dentro da cova e junte o sal. Com uma faca de mesa ou um garfo, misture os ovos e o sal e começe a incorporar gradualmente a farinha dos lados da cova. Tente não destruir os bordos da cova ou a mistura fluida escorrerá, espalhando-se sobre a bancada.
3. Assim que a mistura dos ovos deixar de estar líquida, meta os dedos na farinha e comece a trabalhar os componentes até que formnuma massa pegajosa e grosseira. Raspe eventuais restos que se agarrem à bancada com uma faca ou com os dedos. Se a massa estiver demasiado seca, junte algumas gotas de água fria; se estiver demasiado húmida, polvilhe com um pouco de farinha.
4. Molde uma bola tosca e amasse-a como se fosse pão. Empurre-a com na base da mão e de seguida dobre a ponta para trás, sobre si própria, até que fique voltada para si e volte a empurrar. Continue sucessivamente a dobrar a massa mais para trás e a empurrá-la até a ter dobrado por completo na sua direcção e tiver sido amassada na sua totalidade.
5. Gire a massa num quarto de volta no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e continue a amassar, dobrar e rodar durante 5 minutos se tencionar usar uma máquina, ou 10 se a for tender à mão. A massa deve ficar muito macia e elástica; se vai tendê-la e cortá-la à mão, é essencial amassá-la exaustivamente.
6. Embrulhe a massa num saco plástico e deixe-a repousar durante 15 a 20 minutos à temperatura ambiente. Estará então pronta a tenter. (NOTA: Não poupe no tempo que leva a amassar ou a massa não ficará leve e sedosa)

Com Robot de Cozinha:
1. Deite a farinha e o sal no recipiente do robot de cozinha apetrechado com a lâmina de metal.
2. Deite um ovo inteiro e trabalhe com a máquina até que os componentes estejam misturados.
3. Ligue o robot na velocidade máxima e deite os restantes ovos inteiros pelo tubo de alimentação. Mantenha a máquina a trabalhar o tempo sificiente para que a massa fique ligada.
4. Deite a massa sobre uma superfície de trabalho limpa, amasse como no processo manual, embrulhe no plástico e deixe repousar à temperatura ambiente durante 15 a 20 minutos.

Cortar a massa:

Assim que tiver feito a sua massa e a tiver deixado repousar, estará pronta a ser tendida e cortada em diversas formas. Se não tiver máquina, os passo que se seguem mostram como fazê-lo à mão. A técnica é um pouco trabalhosa e a massa poderá não ficar tão fina como na máquina, mas será igualmente boa. Se gosta de a fazer regularmente, vale a pena adquirir uma máquina, que lhe poupará tempo e esforço.

1. Desembrulhe a bola de massa e corte-a ao meio. Tenda e corte metade de cada vez, mantendo a outra metade embrulhada como anteriormente.
2. Polvilhe levemente um tampo grande e limpo com a farinha. Coloque a massa desembrulhada na mesa, polvilhe com um pouco de farinha e calque-a com na base da mão. Volte a massa e repita o processo até formar um disco com 12 cm.
3. Com um rolo levemente enfarinhado comece a tender a massa. Faça-o sempre de si para for a, estendendo-a a partir do centro e girando-a um quarto de volta após cada movimento. Se a massa ficar pegajosa, polvilhe ligeiramente o rolo, a massa e a bancada com farinha.
4. Continue a tender, voltando e estendendo a massa até ter uma oval grande, o mais fino que conseguir (idealmente deve ter 3 mm de espessura). Tente que fique completamente uniforme, ou as massas não cozerão ao mesmo tempo. Não se preocupe se as orlas não forem perfeitas, pois tal não é importante.

-Cotar a massa em fitas:
Tenha à mão, antes de começar, bastantes panos da loiça lavados e levemente polvilhados de farinha para dispor neles as tiras de massa de seguida de cortadas. Polvilhe a ?folha? de massa que obteve com farinha e enrole num cilindro frouxo. Com uma faca afiada corte trasversalmente o rolo de massa a intervalos de 12 cm para tagliatelle, cerca de 7 cm para fettuccine e o mais fino possível para taglianini ou capelli d?angelo. Tenha cuidado para não arrastar a faca pois as orlas podem ficar imperfeitas. Com os dedos enfarinhados desfaça os rolos sobre a superfície de trabalho e ponha as massa nos panos de cozinha e polvilhe com mais farinha. No final deixe secar as fitas sobre os panos por pelo menos 15 minutos mexendo de vez em quando e polvilhando de farinha se ficarem peganhentas.

-Cortar massa para lasanha e cenelones:
Com uma faca afiada corte rectângulos de 12.5-15 cm por 7.5-10 cm ou do tamanho que melhor lhe convier ao prato que vai levar ao forno. Disponha os rectângulos em panos da loiça numa camada única, enfarinhados. Deixe secar pelo menos 15 minutos antes de cozer.

Compartilhe:

Composição:
300 gr de  farinha de trigo
3   ovos
1 colher (chá) de  sal


comments powered by Disqus