Massas, Pizzas e Tortas

Jalousie de Galinha, Queijo e alho Francês

receita enviada por

Jalousie de Galinha, Queijo e alho Francês - Foto 1

Média 120' Médio 6

Preparação:

Desfaça a carne da galinha, limpando de peles e ossos. Pique a carne e reserve.
Salteie o alho francês cortado em fatias finas, na manteiga durante 10 minutos, misture os cogumelos, cortados em fatias e cozinhe durante 5 minutos. Deixe arrefecer e em seguida adicione o queijo-creme, a raspa da casca do limão, a salsa, o sal e a pimenta. Quando arrefecer, misture a galinha.
Coloque os blocos de massa (já descongelados, se for o caso) em cima uns dos outros e com um rolo obtém um rectângulo com cerca de 35 X 25 cm.
Volte a massa sobre o rolo de cozinha e passe-a para um tabuleiro antiaderente que vá ao forno.
Com uma colher, deite o recheio sobre a massa, deixando umas margens grandes em cada uma das pontas, e 10 cm em cada lado. Corte os lados da massa na diagonal até ao recheio, em tiras de cerca de 2 cm.
Pincele as bordas da massa com o ovo batido. Dobre as tiras de massa umas sobre as outras, em cruzes alternadas, para «entrançar» a massa. Feche as duas pontas.
Glaceie a jalousie com ovo batido. Deixe repousar enquanto aquece o forno a 200ºC/posição de gás 6. Deixe cozer durante 15 minutos e em seguida reduza a temperatura do forno para 190ºC/posição de gás 5 e deixe cozer mais 15 minutos ou até que a massa esteja castanho-dourada e estaladiça.
Deixe a jalousie repousar durante cerca de 10 minutos, antes de fazê-la deslizar para uma tábua ou um prato de servir. Decore com ervas aromáticas frescas.
Para esta jalousie, experimente um queijo azul cremoso, como o Dolcelatte Torta.
Para variar, em vez de galinha pode usar fiambre cozinhado picado.

Compartilhe:

Composição:
1 ½ kg de  galinha assada
2   alho frances grande
2 dente(s) de  alho esmagado
40 gr de  manteiga
125 gr de  cogumelos vulgares frescos
200 gr de  Queijo creme magro
1   raspa de limão
3 colher (sopa) de  Salsa fresca picada
500 gr de  massa folhada
q.b. de  sal


comments powered by Disqus