Entradas & Petiscos

Gambas Caramelizadas

receita enviada por

Média 70' Médio 4

Preparação:

Retire as cabeças às gambas, deixando intactas as cascas, patas e caudas.
Faça uma pequena incisão nna base de cada gamba e retire os veios escuros com uma agulha fina. Passe-as por água fria corrente e seque-as com papel de cozinha.
Pique finamente metade dos cebolos.
Corte os restantes em pedaços de 4 cm e de seguida em tiras finas.
Para o molho de caramelo, misture o açúcar com 3 colheres de sopa de água numa caçarola. Leve a lume brando, mexendo sempre e sem deixar ferver, até o açúcar se dissolver. Deixe levantar fervura, reduza o calor e coza lentamente, sem mexer, durante 5 minutos, ou até o xarope ficar dourado-escuro. Não o deixe queimar. Retire a caçarola do lume e adicione 4 colheres de sopa de água - vai espargir e chiar, e o caramelo vai formar grumos. Leve novamente a caçarola a lume brando e mexa até os grumos se dissolverem.

Aqueça o óleo numa frigideira em lume médio. Introduza o alho e o cebolo picados finamente. Cozinhe as gambas durante 3 minutos, envolvendo-as no óleo até ficarem cor-de-rosa. Regue com o molho de caramelo e o molho de peixe e cozinhe durante mais 1 minuto. Adicione o sumo de lima, o açúcar mascavado claro, o sal e o restante cebolo, e misture manualmente bem. Sirva imediatamente, guarnecido com o pimento vermelho cortado em tiras.

Compartilhe:

Composição:
500 gr de  gambas
6   cebolo
4 colher (sopa) de  açúcar
1 colher (sopa) de  óleo
3 dente(s) de  alho
1 colher (sopa) de  lima em sumo
1 colher (sopa) de  molho de peixe
1 colher (sopa) de  açúcar mascavado
½ colher (chá) de  sal

comments powered by Disqus