Pães e Cia. Natal

Galete de Mel de Reis

Difícil 90'

Preparação:

Deite numa tigela grande a farinha de trigo, o sal, as 100 gr açúcar, a raspa da laranja e as 75 gr de margarina derretida. Dissolva o fermento no leite morno, e misture-o bem com os 2 ovos. Junte tudo muito bem e amasse, até que esta se descole da tigela. Deve ficar com consistência de pão, por isso se for necessário polvilhe de farinha. Forme uma bola com a massa, cubra-a com um pano e deixe levedar em lugar aquecido até ter crescido para o dobro.
Retire depois a massa e dê-lhe uma amassadela ligeira, estenda-a num torcido comprido, polvilhando com farinha sempre que necessário.
Unte uma forma de banha com cerca de 22 cm de diâmetro, polvilhe-a de farinha e deite-lhe dentro a massa em caracol a partir do centro até aos bordos mas não encostando completamente. Volte a cobrir com um pano e deixe levedar.
Enquanto a massa leveda, corte as frutas em pedaçinhos pequenos. Derreta 50 gr de margarina e misture bem, com a colher de pau a colher de sopa de açúcar, as 3 de mel e o ovo. Quando a massa estiver levedada, espalhe por cima esta mistura, com cuidado, e de modo a não cair fora pelos bordos, e espete depois por cima as frutas.
Leve a cozer em forno médio, e se preciso dê-lhe um pouco mais de calor. Ao fim de 30 ou 40 minutos verifique com um palito se está cozido.
Pode ser servido ainda quentinho, ou depois de frio.

Compartilhe:

Composição:
350 gr de  farinha de trigo
1 pitada(s) de  sal
2   ovos
1 dl de  leite
100 gr de  açúcar
75 gr de  margarina
50 gr de  margarina
1 colher (sopa) de  açúcar
3 colher (sopa) de  mel
1   ovos
50 gr de  frutas cristalizadas
50 gr de  frutos secos

comments powered by Disqus