Legumes & Saladas

Feijão Tropeiro


Média 50' Médio 8

Preparação:

Os primeiros passos são: cozinhar o feijão (com um caldo de legumes), até ficar al dente, e cozinhar e desfiar a carne seca, que foi devidamente dessalgada por no mínimo 24 horas. (cozer na panela de pressão por 40 minutos)
Depois disso, tudo fica fácil e rápido.

Numa panela com fundo, frite o bacon em sua própria gordura, caso ele esteja magro, coloque um pouco de azeite. Assim que o bacon começar a dourar, acrescente as linguiças e frite-as bem.

Quando estiverem bem fritinhos, junte a cebola e o alho, e se necessário, coloque mais um pouco de azeite, refogue. Acrescente o feijão cozido al dente, mexa bem.

Numa vasilha coloque a couve crua picadinha e jogue a farinha de mandioca, misture bem, e depois acrescente essa mistura na panela com o feijão.

Essa mistura da couve crua picadinha com a farinha é o que irá fazer com que a mesma fique bem soltinha no feijão... e não toda grudadinha se tivesse sido refogada.

Acrescente a banana frita e a salsinha, acerte o sal e a pimenta.

O feijão tropeiro ainda pode ser acrescido de ovo frito picadinho e torresmo, mas como não gosto de nenhum dos dois, não coloquei no meu.

Nota: A Couve deve ser finissimamente picada. A banana de preferência prata, cortada em cubos e frita. A farinha de mandioca torrada. as linguiças (paio e calabresa), bacon, alho, cebola e a salsa devem ser picadas em cubos ou rodelas.

Compartilhe:

Composição:
500 gr de  feijão frade
200 gr de  farinha de mandioca
500 gr de  carne seca
1 cubo(s) de  caldo de legumes
1   paio
150 gr de  bacon
6 dente(s) de  alho
1   couve
1 ramo(s) de  salsa
q.b. de  azeite
q.b. de  pimenta preta
q.b. de  sal


comments powered by Disqus