Pães e Cia.

Ciabatta

receita enviada por


Difícil 240' Baixo 6

Preparação:

-Para o substituto do fermento (Biga):
7 gr de fermento padeiro
175 a 200 ml de água morna
350 gr farinha fina não branqueada, mais um pouco para polvilhar

1. Dissolva o fermento para o biga num pouco de água. Peneire a farinha para uma tigela grande. Gradualmente, junte-lhe a mistura do fermento e uma quantidade suficiente de água de maneira a obter uma massa firme.
2. Retire o biga para uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha e amasse-o durante 5 minutos, até que fique macio e elástico. Volte a colocá-lo na tigela, cubra com película aderente untada com gordura e deixe levedar em local quente durante 12 a 15 horas, ou até que a massa tenha crescido e começe a abater.

- Para a massa:
15 gr de fermento padeiro
400 ml água morna
4 colh. (sopa) leite morno
500 gr farinha branca não branqueada
2 colh. (chá) sal
3 colh (sopa) azeite virgem

3. Polvilhe com farinha 3 tabuleiros de ir ao forno. Misture o fermento para a massa com um pouco de água até que se dissolva; em seguida junte-lhe o restante. Acrescente esta mistura ao biga e incorpore-a gradualmente.
4. Adicione o leite, mexendo cuidadosamente com uma colher de pau. Com a mão, junte gradualmente a farinha, levantando a massa à medida que mistura. Esta operação deverá levar 15 minutos ou mais e, por fim, deverá obter uma masa muito húmida, impossível de amassar sobre uma superficie.
5. Junte-lhe o sal e o azeite. Cubra com película aderente untada com gordura e deixe levedar em local quente durante 1 hora e meia a 2 horas, ou até que a massa tenha duplicado de volume.
6. Com uma colher, divida cuidadosamente um terço da massa por cada um dos tabuleiros, tentando não mexer a massa durante o processo.
7. Com as mãos envoltas em farinha, dê à massa uma forma oblonga de cerca de 2.5 cm de espessura. Espalme-a ligeiramente com os dedos. Polvilhe-a com farinha e deixe levedar num local quente por 30 minutos.
8. Entretanto, aqueça o forno a 220ºC. Deixe cozer durante 25 a 30 minutos ou até que adquira uma cor castanha-dourada e obtenha um som oco quando batido na base. Coloque sobre uma rede de metal para arrefecer.

Compartilhe:

Composição:
6 dl de  água morna
500 gr de  farinha branca não branqueada
350 gr de  farinha fina não branqueada
4 colher (sopa) de  leite morno
2 colher (chá) de  sal
3 colher (sopa) de  azeite virgem


comments powered by Disqus