Peixes

Cascarra Guisada

receita enviada por


Preparação:

Tiram-se as cabeças aos peixes, abrem-se, lavam-se e cortam-se em postas grandes com cerca de 8 cm. Temperam-se com bastante sal grosso e deixam-se ficar assim de um dia para o outro.
No dia seguinte, põe-se o peixe de molho em água fresca durante algumas horas. Introduz-se de seguida em água bem quente durante alguns minutos e retira-se-lhe a pele com a ajuda de uma faca.
Pica-se a cebola finamente para um tacho, rega-se com o azeite e leva-se a refogar com o louro, o colorau e um ramo de salsa. Quando a cebola estiver translúcida, introduz-se o peixe, tapa-se bem e deixa-se cozer, agitando o tacho de vez em quando. Deve-se evitar mexer o peixe para impedir que se desmanche.
Assim que o peixe estiver cozido (cerca de 15 minutos de seguida), retira-se cuidadosamente com a ajuda de uma escumadeira. Engrossa-se o molho do peixe adicionando-lhe as gemas previamente diluídas num pouco de molho quente. Leva-se ao lume para engrossar.
Tem-se o pão cortado em fatias e levemente torrado, numa tigela. Dispõe-se por cima o peixe e rega-se tudo com o molho cujos temperos se rectificaram previamente.

Há quem junte a este guisado 2.5 dl de vinho tinto, na altura em que se introduz o peixe.

Compartilhe:

Composição:
1 ½ kg de  cascarras
1 ½ dl de  azeite
1 folha(s) de  louro
½ colher (chá) de  colorau
200 gr de  pão de trigo de segunda
   sal

comments powered by Disqus