Doces & Sobremesas

Bolo Trufado

receita enviada por


Difícil 20' Médio 6

Preparação:

Massa

Misture as claras com 1 colher (de café) do fermento em pó. Bata em ponto de neve bem firme, até levantar picos. Reserve. Numa vasilha derreta o chocolate em pó na água morna, mexa bem e reserve. Coloque os ingredientes numa tigela de acordo com a seguinte ordem: farinha de trigo, açúcar e o restante do fermento em pó. Com o auxilio de uma colher, misture bem. Em seguida faça uma cova e coloque as gemas, o óleo e o chocolate derretido e frio.
Misture tudo e leve à batedeira até que a massa fique clara e dobre de volume. Feito isso, desligue a batedeira e acrescente as claras reservadas, mexendo delicadamente até incorporar.
Coloque a massa numa forma com aro de 30cm ou numa assadeira média, untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio (180ºC) por 45 minutos, até quando, ao colocar um palito no centro do bolo, este saia seco. Reserve.


Recheio

Numa tigela, coloque 600g de chocolate ao leite e acrescente as natas. Leve ao microondas na potência máxima por 2 minutos. Retire e misture bem, até ficar homogéneo.
Acrescente o rum, mexa bem para incorporar e reserve. Bata o chantilly até ao ponto bem firme. Misture ao chocolate com as natas (que já devem estar frias) e reserve. Separadamente, noutra tigela, coloque o chocolate ao leite restante.
Leve ao microondas na potência máxima por 2 minutos e mexa bem, até que derreta totalmente, e reserve.


Montagem

Corte a massa ao meio e recheie-a com o creme de chocolate e chantilly. Finalize banhando o bolo na mistura de chocolate derretido com natas.

Compartilhe:

Composição:
6   ovos
200 gr de  chocolate em pó
150 ml de  água morna
400 gr de  farinha de trigo
350 gr de  açúcar fino
150 ml de  óleo
1 embalagem(s) de  natas (creme de leite)
20 ml de  rum
1 embalagem(s) de  chantilly
q.b. de  manteiga


comments powered by Disqus