Bolos e Bolinhos

Bolo Folhado de Festa

Difícil 105' Alto

Preparação:

1. Prepare a massa folhada como indicado na secção de "Folares, Pasteis, Pãezinhos e Companhia".
2. Estenda a massa formando um rectângulo grande (cerca de 18 por 20 cm) e com cerca de 1 cm de espessura. Corte os lados com uma faca afiada de modo a aparar o rectângulo para que fique regular. Coloque num tabuleiro grande de ir ao forno e leve a cozer em forno bastante quente cerca de 35 minutos. Há medida que vai cozendo vá reduzindo a temperatura do forno para que não queime, faça-o cerca de 10 minutos após introduzir a massa. Quando estiver cozida, deixe a massa no tabuleiro por mais um pouco com o forno desligado, para secar.
3. Prepare um pão-de-ló: bata as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Adicione a raspa de limão e bata.
4. Bata as claras em castelo e envolva nas gemas com o açúcar. Adicione também a farinha peneirada e mexa delicadamente de baixo para cima. Deite num tabuleiro bem untado de margarina e forrado de papel vegetal. Alise bem e leve a cozer em forno bem quente por aproximandamente 20 minutos. No fenal retire-o e dexe que arrefeça.
5. Prepare um doce de ovos conforme indicado na receita da secção "Recheios e Coberturas".
6. Prepare um xarope conforme indicado na receita de "xarope de rum para cobrir bolos" na mesma secção do doce de ovos, usando um pouco menos de metade da água indicada e usando um licor de laranja.
7. Retire o bolo do tabuleiro onde o cozeu, retire também o papel vegetal e corte o bolo em 2 partes iguais. Regue com o xarope que preparou ambas as metades.
8. Barre uma das metades do pão-de-ló com doce de ovos.
9. Sobre a metade que barrou, coloque o folhado que havia preparado. Barre também agora a parte de cima do folhado com o doce de ovos e coloque-lhe em cima a outra metade do pão-de-ló. Barre novamente com o doce de ovos e alise bem a parte de cima. Corte de lado caso seja necessário para acertar o bolo e formar um rectângulo perfeito.
10. Barre o bolo em vola com o restante doce de ovos e cubra com as amêndoas que devem ter sido torradas no forno.
11. Polvilhe ligeirmanete o bolo em cima com açúcar em pó. Coloque-o com bastante cuidado num prato de servir à mesa com a ajuda de espátulas grandes

NOTA: Esta receita pode tornar-se mais simples se comprar 500 gr de massa folhada já feita.

Compartilhe:

Composição:
q.b. de  doce de ovos
q.b. de  xarope de rum para regar bolos
q.b. de  massa folhada
4   ovos
200 gr de  amêndoa laminada
350 gr de  açúcar
180 gr de  farinha de trigo

comments powered by Disqus