Peixes

Bacalhau com Natas

receita enviada por


Média 150' Alto 6

Preparação:

1. Deve-se dessalgar o bacalhau, deixando-o de molho em água de véspera, trocando a água umas 2 a 3 vezes.
2. Desfie o bacalhau em lascas não muito pequenas.
3. numa panela grande coloque água a ferver. Quando a água estiver a ferver, deite o bacalhau na água afim de escaldá-lo, retirando-o de seguida, sem deixar cozer. Reserve.
4. Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Frite as batatas em azeite, mas não por muito tempo. O ideal é ficarem levemente tostadas por fora e macias por dentro. Escorra-as em papel absorvente e reserve.
5. numa frigideira, deite o azeite e refogue a cebola e o alho. Quano a cebola já estiver transparente, junte o bacalhau e misture bem. Deixe o bacalhau refogar por 2 minutos e desligue.
6. Num pirex de vidro de ir ao forno, deite as batatas e o bacalhau, a misturar-os bem.
7. Prepare o molho béchamel (molho branco): coloque na panela a manteiga em fogo baixo, junte a farinha e misture bem, com cuidado para não empelotar a farinha nem queimar a manteiga. Junte o leite mexendo sem parar até engrossar. Tempere com sal, noz moscada, pimenta e 1 colher de chá de mostarda (opcional).
8. Por fim, junte 1 pacote de natas (creme de leite) ao molho, sempre mexendo e em fogo baixo. Deixe cozer por mais 2 minutos e apague.
9. Deite o molho no pirex por cima da mistura de batata e bacalhau, envolvendo tudo bastante bem.
10. Polvilhe por cima o pão ralado (farinha de rosca) e leve ao forno por cerca de 40 minutos a 180ºC, ou até estar dourado.
11. Sirva acompanhado de salada verde.

Compartilhe:

Composição:
600 gr de  batata(s)
1   cebola(s)
2 dente(s) de  alho
50 gr de  azeite
800 ml de  leite
60 gr de  manteiga
q.b. de  sal
q.b. de  pimenta preta
1 colher (chá) de  mostarda
200 gr de  natas (creme de leite)
q.b. de  noz-moscada


comments powered by Disqus