Peixes

Bacalhau com Entrecosto

receita enviada por

4

Preparação:

Na véspera, corte o bacalhau em pedaços de cerca de 4x4 cm e ponha-o a demolhar. Também na véspera, corte o entrecosto em pedaços iguais aos do bacalhau e tempere com sal, pimenta, o vinho branco, louro e 1 ou 2 dentes de alho picadinhos. No dia seguinte, são precisos 2 tabuleiros pequenos.
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Descasque e pique 2 dentes de alho. Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe as cebolas e os alhos e deixe refogar mexendo de vez em quando. Quando tiver alourado um pouco, espalhe num tabuleiro, a cebola e a gordura a refogar, sobre a cebola, espalhe os pedaços de bacalhau, primeiro bem envoltos em farinha, e sobre o bacalhau espalhe o entrecosto (tudo certinho). Lave os tomates, retire-lhes os pés, desfaça-os à mão, espalhe-os por cima de tudo e regue com o tempero do entrecosto. Tudo deve ser colocado de modo que um dos cantos do tabuleiro fique livre. Leve a forno bastante quente.
Descasque as batatas, corte-as aos quadrados, lave-as e coloque-as no outro tabuleiro. 10 minutos de seguida do bacalhau estar no forno, retire o tabuleiro com cuidado e, com uma concha, retire no espaço livre caldo ou molho, deite-o sobre as batatas e leve-as também a assar.
São, portanto, 2 tabuleiros. O bacalhau demora a assar 40 minutos no total, pois deve ficar com pouco molho. Convém temperar as batatas com sal (pouco) e pimenta antes de as pôr a assar. Sirva de seguida bem quente e decorado com raminhos de salsa.

Compartilhe:

Composição:
750 gr de  entrecosto
1 dl de  azeite
3 dente(s) de  alho
1 folha(s) de  louro
½ copo(s) de  vinho branco
1 ½ kg de  batata(s)
   sal

comments powered by Disqus