Doces & Sobremesas

Torta de Ovos Moles

receita enviada por


Média 50' Baixo 8

Preparação:

MASSA:

Batem-se as 4 gemas com o açúcar (a quantidade de açúcar deve ser o mesmo peso dos 4 ovos inteiros), muito bem batidas, junta-se as 4 claras batidas em castelo bem firmes.
Mexe-se e anexa-se em seguida a farinha em chuva (a quantidade de farinha deve ser metade do peso dos 4 ovos inteiros). Se optar por usar uma farinha sem fermento, adicione 1 colher de chá de fermento em pó. Mistura-se tudo, suavemente.

Coze em tabuleiro untado ou forrado de papel vegetal. Quando estiver cozida, e isso verifica-se espetando um palito, retira-se do forno e vira-se sobre um pano polvilhado com açúcar. Não deve cozer demasiado para se conseguir enrolar melhor. Recheia-se e vai-se enrolando com cuidado para não partir. Pode polvilhar-se com açúcar pasteleiro ou decorar consoante o gosto.

RECHEIO (de ovos moles fingidos):

Mexem-se as 2 gemas com 4 colheres de açúcar, junta-se 1dl de leite a ferver, mexendo sempre. Junta-se as raspas de limão (opcional).
Vai a lume brando até engrossar e recheia-se a torta com este preparado.
Nesta receita, guarneci-a com fios de ovos (de compra) e levei a gratinar, rapidamente. Mas, pode guarnecer-se com aquilo de que mais gostamos: chantily, creme de chocolate, de côco ou servir simplesmente polvilhada com açúcar pasteleiro.

Compartilhe:

Composição:
4   ovos
q.b. de  açúcar
4 colher (sopa) de  açúcar
1 dl de  leite quente


comments powered by Disqus