Aves e Caça

Pato com Arroz

receita enviada por


Fácil 60' Médio 6

Preparação:

Cortam-se o alho e as cebolas às rodelas, dispõem-se num tacho com azeite e o toucinho cortado em fatias finas. Coloca-se por cima o pato inteiro e deixa-se alourar bem de todos os lados, virando-o e tendo o cuidado de não o deixar queimar.
Retira-se do lume, tira-se o pato e adicionam-se cerca de 2 litros de água ao refogado. Leva-se novamente ao lume e, quando levantar fervura, introduz-se o paio e, novamente, o pato. Deixa-se ferver até o pato acabar de cozer.
Retira-se então o paio e o pato e passa-se o caldo por um passador. Se houver gordura em excesso, tira-se alguma. Mede-se o caldo, o volume deste deve ser o dobro do volume do arroz. Adiciona-se o sumo do limão e leva-se novamente ao lume até levantar fervura. Introduz-se o arroz e deixa-se cozer em lume muito brando. Quando estiver quase cozido, tira-se do lume.
Dispõe-se uma camada de arroz a cobrir o fundo de uma assadeira e espalha-se por cima o pato em bocados, sem ossos, mas composto. Cobre-se com o restante arroz e, sem alisar, enfeita-se com o paio cortado às rodelas.
Vai ao forno a alourar. Serve-se quente.

Compartilhe:

Composição:
1   pato
2 colher (sopa) de  azeite
200 gr de  toucinho entremeado
1 molho(s) de  salsa
1 dente(s) de  alho
750 gr de  arroz
1   paio
   sal


comments powered by Disqus