Procure uma Receita:
Listagem de Receitas:
    Por Região:

    e/ou por Ocasião:

 
Aproveite o que tem na despensa
MARQUE-NOS:
Ovo de Páscoa Caseiro
clique nas fotografias para ampliar
 Ovo de Páscoa Caseiro - Foto 1  Ovo de Páscoa Caseiro - Foto 2

Ovo de Páscoa Caseiro

enviado por Débora Reis Ajudante
Origem: Brasil

Para uma Páscoa ainda mais doce e gostosa, um ovo de chocolate feito em casa é uma delícia.

Média   Tempo60'  Custo Baixo   Porções1 Páscoa 

Composição:
  • 200 gr de  chocolate de leite
  • 200 gr de  chocolate meio amargo
  • 1   forma de ovo de páscoa
Conversor de Medidas


Preparação:
1. Raspar os chocolates e misturá-los em um pirex de vidro.
2. Derreter no microondas ou em banho-maria. No caso do banho-maria, desligar o fogo quando a água começara borbulhar e só neste momento derreter o chocolate. O ideal é utilizar uma panela de banho-maria fechada, para garantir que o chocolate não apanha nenhuma umidade.
3. Fazer a temperagem do chocolate. Trata-se de um choque térmico para esfriar o chocolate para só depois de frio moldá-lo na forma. Pode ser feito de duas maneiras, ou inserindo o refractário dentro de um \"banho-maria\" de gelo, mexendo o chocolate até estar frio, ou despejando o chocolate quente sobre a bancada de pedra (limpa e bem seca) e mexendo com uma espátula. Para saber se o chocolate está na temperatura ideal, com um palito de dentes, leve um pouquinho de chocolate ao lábio. Deverá sentir o chocolate tão frio quanto uma colher encostada ao lábio.
4. Coloque o chocolate com a ajuda de uma colher na forma do ovo e espalhe fazendo uma camada uniforme. Coloque a forma no frigorífico por 3 minutos.
5. Repita o processo fazendo mais duas camadas. Na terceira e última camada, coloque a forma do ovo virada com a boca para baixo.
6. O ovo estará pronto para ser desenformado quando se vê transparência entre a forma e o ovo. Pode ser necessário deixar o ovo mais de 3 minutos depois da terceira camada, mas deve se ter o cuidado de nunca ultrapassar 15 minutos no total do tempo do ovo dentro do frigorífico. Antes de desenformar, com uma faca, retire os excessos que por acaso fiquem agarrados à volta do ovo.
7. Deixe o ovo à temperatura ambiente por umas 12 horas antes de embalar.
8. Embale as metades dos ovos separadas, para conservar melhor. Utilize papel chumbo ou alumínio fino. Com as sobras de chocolate pode fazer bombons utilizando o mesmo processo de camadas, para colocar dentro do ovo. Por fim, embale com um papel metalizado e finalize com uma fita colorida.
Receitas Equivalentes:
  • Gelado de Café Com Foto Tempo360' Difícil Custo Médio Pessoas10
    0 Estrelas
    O Café moído na altura confere um sabor distinto e sofisticado a este clássimo gelado. Escolha um grão torrado escuro para dar ao gelado uma cor viva e brilhante.
  • Bavarois de ChocolateReceita Testada Tempo45' Fácil Custo Médio Pessoas6 Páscoa
    0 Estrelas
    Fresca e aveludada, esta bavarois, é um complemento perfeito para uma boa refeição.
  • Salada de Frutas FrescasReceita Testada Com Foto Tempo30' Fácil Custo Médio Pessoas8
    0 Estrelas
    Fresca, saudável e cheia de vitaminas esta Salada de Frutas fará a alegria das crianças e não só.
  • Miminhos de Massa Folhada Com Foto Tempo35' Fácil Custo Baixo Pessoas4
    2 Estrelas
    Muito fácil e agradável à vista.
  • Pudim de Pão e Vinho Tinto Tempo45' Média
    0 Estrelas
Comentários:
  • Deixe seu comentário a esta receita:
    Confeccionou? Fez alterações? Gostou? Não Gostou? Tem questões? Deixe aqui o seu comentário.

    Para participar tem de fazer login.
    Email:
    Senha:
    Não tem registo? Carregue aqui para se registar
  • enviado por Elizabeth Coelho Chefe
    Olá Débora, que lindo e que maravilha fazer estas delícias! Parabéns