Doces & Sobremesas Páscoa

Ovo de Páscoa Caseiro

receita enviada por

Ovo de Páscoa Caseiro - Foto 1
Ovo de Páscoa Caseiro - Foto 2

Média 60' Baixo 1

Preparação:

1. Raspar os chocolates e misturá-los em um pirex de vidro.
2. Derreter no microondas ou em banho-maria. No caso do banho-maria, desligar o fogo quando a água começara borbulhar e só neste momento derreter o chocolate. O ideal é utilizar uma panela de banho-maria fechada, para garantir que o chocolate não apanha nenhuma umidade.
3. Fazer a temperagem do chocolate. Trata-se de um choque térmico para esfriar o chocolate para só depois de frio moldá-lo na forma. Pode ser feito de duas maneiras, ou inserindo o refractário dentro de um \"banho-maria\" de gelo, mexendo o chocolate até estar frio, ou despejando o chocolate quente sobre a bancada de pedra (limpa e bem seca) e mexendo com uma espátula. Para saber se o chocolate está na temperatura ideal, com um palito de dentes, leve um pouquinho de chocolate ao lábio. Deverá sentir o chocolate tão frio quanto uma colher encostada ao lábio.
4. Coloque o chocolate com a ajuda de uma colher na forma do ovo e espalhe fazendo uma camada uniforme. Coloque a forma no frigorífico por 3 minutos.
5. Repita o processo fazendo mais duas camadas. Na terceira e última camada, coloque a forma do ovo virada com a boca para baixo.
6. O ovo estará pronto para ser desenformado quando se vê transparência entre a forma e o ovo. Pode ser necessário deixar o ovo mais de 3 minutos depois da terceira camada, mas deve se ter o cuidado de nunca ultrapassar 15 minutos no total do tempo do ovo dentro do frigorífico. Antes de desenformar, com uma faca, retire os excessos que por acaso fiquem agarrados à volta do ovo.
7. Deixe o ovo à temperatura ambiente por umas 12 horas antes de embalar.
8. Embale as metades dos ovos separadas, para conservar melhor. Utilize papel chumbo ou alumínio fino. Com as sobras de chocolate pode fazer bombons utilizando o mesmo processo de camadas, para colocar dentro do ovo. Por fim, embale com um papel metalizado e finalize com uma fita colorida.

Compartilhe:

Composição:
200 gr de  chocolate de leite
200 gr de  chocolate meio amargo
1   forma de ovo de páscoa


comments powered by Disqus