Carnes

Moussaka

receita enviada por

Moussaka - Foto 1
Moussaka - Foto 2
Moussaka - Foto 3

Difícil 110' Médio 6

Preparação:

Disponha as fatias de beringelas (cortadas em fatias de cerca de 1cm) em camadas sobre um passador, polvilhando cada camada com sal. Deixe escorrer sobre o lava loiça durante 20 minutos, depois lave e seque com papel de cozinha.
Aqueça o forno a 190ºC/posição de gás 5. Espalhe as beringelas num tabuleiro de assar. Pincele-as com azeite, e leve ao forno durante 10 minutos, até que fiquem macias. Retire e deixe arrefecer. Mantenha o forno ligado.
Para fazer o molho, aqueça o azeite numa caçarola grande e aloure a carne picada, mexendo com frequência. Quando a carne já não se apresentar avermelhada e parecer desfeita, adicione a cebola picada e o alho e cozinhe durante mais cinco minutos.
Junte o tomate fresco (ou de conserva se preferir) na caçarola e regue com o vinho. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Deixe levantar fervura e em seguida reduza o calor, cubra e deixe cozer em lume brando durante 15 minutos. Retire a caçarola do lume, deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos, e depois misture salsa picada, o pão fresco esfarelado e as claras de ovo.
Unte levemente uma forma de ir ao forno, depois disponha a metade das beringelas numa camada regular. Deite por cima o molho com a carne, espalhe bem e depois cubra com as restantes fatias de beringela.
Para fazer a cobertura, coloque a manteiga, a farinha e o leite numa caçarola.
Leve a lume médio até levantar fervura, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e se torne um molho macio e cremoso.
Baixe o calor até o mínimo e deixe cozer durante 2 minutos. Retire do calor, tempere e depois misture a noz-moscada ralada no momento e metade do queijo.
Deixe arrefecer durante 5 minutos, depois misture as gemas de ovo e ovo inteiro. Deite o molho sobre a camada superior das beringelas e polvilhe com o restante queijo. Leve ao forno durante 30-40 minutos ou até apresentar dourado-escuro. Deixe repousar dez minutos antes de servir.
Para variar, em vez de beringelas, use batatas escaldadas cortadas as fatias e substitua o Kefalotiri por Cheddar ou Gruyére maturados, ralados.

Compartilhe:

Composição:
2   Beringelas grandes cortadas em fatias
3 colher (sopa) de  azeite
675 gr de  carne de vaca magra picada
2 dente(s) de  alho esmagado
2   Tomate grande picado
120 ml de  vinho branco seco
3 colher (sopa) de  Salsa fresca picada
3 colher (sopa) de  Pão fresco esfarelado
q.b. de  sal
3 colher (sopa) de  manteiga
400 ml de  leite
½ colher (chá) de  noz-moscada
150 gr de  Queijo Kefalotiri ralado
1   ovos


comments powered by Disqus