Legumes & Saladas

Mornay de Couve Flor e Bróculos

receita enviada por


Fácil 60' Baixo 6

Preparação:

1.Arranje a couve-flor e os bróculos, separando as inflorescências em raminhos de igual tamanho e cortando as partes mais finas dos talos, se preferir. Leve ao lume uma panela grande de água com um pouco de sal e deixe levantar fervura.
Deite-lhe a couve-flor, os bróculos e as rodelas de cebola e deixe cozer durante 5 a 7 minutos ou até ficarem macios. Não deixe cozer demasiado.

2.Escorra, reservando uma parte da água de cozedura caso pretenda utilizá-la no molho.
Disponha os legumes num prato baixo à prova de calor e adicione os ovos cortados em quartos.

3.Para fazer o molho, derreta a manteiga numa caçarola. Mexendo sempre, adicione a farinha e deixe cozer durante 1 minuto.

4.Aos poucos adicione o leite (ou o leite com a água dos legumes), mexendo constantemente até que a mistura comece a ferver e engrosse, ficando com o aspecto de um molho aveludado.
Reduza o calor e deixe cozer em lume baixo durante 2 minutos, até ficar com um aspecto brilhante. Misture três quartos do queijo no molho e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

5.Aqueça o grelhador. Deite o molho sobre os legumes e distribua as metades do tomate por cima, caso os inclua. Misture o restante queijo com o pão ralado. Espalhe a mistura de queijo com pão ralado sobre os legumes e leve a gratinar, até que o cimo comece a formar bolhas e se apresente dourado. Sirva imediatamente.

Compartilhe:

Composição:
1   couve-flor
2 ramo(s) de  brócolos
3   ovos cozidos
3 colher (sopa) de  pão ralado
6   tomate(s) cereja
40 gr de  manteiga
6 dl de  leite
150 gr de  queijo cheddar
q.b. de  noz-moscada
q.b. de  sal


comments powered by Disqus