Açordas e Migas

Migas Fritas com Ovos

Difícil 45' Baixo 4

Preparação:

Ponha o pão a demolhar. Arranje os alhos, descascando-os e esborrachando-os fazendo pressão em cima dos mesmos com a faca de cortar.
Lave e pique os coentros.
Esprema ligeiramente o pão, de modo a que ainda fique húmido.
Leve ao lume num tachinho, o azeite com os alhos. Assim que os alhos estiverem lourinhos, retire-os e deite no tachinho o pão, mexendo bem com a colher de madeira até o ter desfeito por completo. Quando estiver bem quente, deite os coentros e 1 ovo batido, mexendo tudo muito rapidamente de modo a envolver bem o ovo. Deixe que coza por cerca de 3 minutos, e de seguida retire do lume. Tempere de sal e pimenta a gosto.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com a margarina, e quando esta tiver derretido totalmente, deite a açorda que tinha no tacnhinho na frigideira. Aconchege-a com a colher de madeira, obtendo um formato de omelete. Sacuda uma ou outra vez para que não se pegue. Vire-a de modo a fritar em ambos os lados, e quando estiver bem douradinha, retire do lume e coloque numa travessa quente.
Deite na frigideira o óleo (com uma altura de aproximadamente 1 dedo). Quando estiver bem quente, abra um ovo para dentro de uma chávena e coloque-o no óleo. Com uma escumadeira, empurre a clara para cima da gema e vire o ovo, obtendo uma espécie de almofadinha.
Quando estiver frito, retire o ovo e escorra em pano absorvente. Coloque de seguida ao lado da açorda. Prepare os restantes ovos da mesma forma.
No final, numa frigideira limpa ponha as fatias de bacon e deixe que fritem na própria gordura que vão libertando. Quando estiverem todos tostadinhos, coloque na travessa da açorda e sirva quente.
Acompanhe com azeitonas e salada fresca de verduras.

Compartilhe:

Composição:
4 colher (sopa) de  azeite
250 gr de  pão
4 dente(s) de  alho
1 molho(s) de  coentros
5   ovos
200 gr de  bacon
1 colher (sopa) de  margarina
q.b. de  sal
q.b. de  óleo

comments powered by Disqus