Massas, Pizzas e Tortas

Lasanha Verde

Difícil 75' Médio 4

Preparação:

Recheio: Deite a margarina num tachinho, juntamente com o alho e cebola picados. Deixe refogar e assim que comçar a alourar, junte a carne. Mexa bem com a colher de madeira, até estar bem soltinha. Deite então a colher (sopa) de farinha, e mexa bastante bem. Junte de seguida o vinho branco, a polpa de tomate e a água, aos poucos. Mexa sempre bastante bem. Tempere de sal e deixe que a carne coza por completo (cerca de 45 minutos). Rectifique os temperos. Deverá obter no final, um molho espesso com a carne. Enquanto a carne vai cozendo poderá ir preparando a massa. Para isso, deite a farinha numa bancada limpa e deite no centro os ovos e os espinafres cozidos, escorridos e picados. Começando do centro, amasse até formar uma bola, e dexe repousar por 10 minutos, coberta com um pano de cozinha. Passado esse tempo, estenda com o rolo pequenas porções de massa, de modo a ficarem bastante finos (espessura de alguns mm). Com a faca corte pequenos rectângulos de 10 cm de lado. Vá colocando-os num tabuleiro, polvilhando sempre com um pouco de farinha para não colarem. Num tacho largo faça ferver água temperada de sal e vá lançando as folhas de massa, na água a ferver. Quando vierem ao de cima, retire-as para outra tigela com água fria.
Num pirex largo, deite 1/3 da carne. Sobre este coloque uma camada de folhas de massa. Sobre a massa deite outro terço da carne e outra camada de massa. Finalmente deite o resto da carne, o terço que restou, e outra camada de massa. Sobre esta última camada deite molho béchamel (ver receita), em abundância. No final polvilhe com queijo ralado, e coloque por cima nozinhas muito pequenas de maragirna. Leve ao forno bem quente por cerca de 20 minutos. Sirva quente.

NOTA: Se quiser poderá comprar as folhas de massa verde, que existem no mercado, em vez de as fazer. Nesse caso a receita tornar-se-á muito mais rápida e fácil de executar.

Compartilhe:

Composição:
500 gr de  farinha de trigo
2   ovos
1 pitada(s) de  sal
50 gr de  margarina
1 dente(s) de  alho
300 gr de  carne picada
1 colher (sopa) de  farinha de trigo
4 colher (sopa) de  polpa de tomate
1 dl de  vinho branco
3 dl de  água
q.b. de  queijo ralado

comments powered by Disqus