Massas, Pizzas e Tortas

Lasanha do Mar

receita enviada por


Média 50' Alto 4

Preparação:

1.Pé-aqueça o forno a 190ºC. Corte as vieiras e os camarões em bocadinhos e distribua-os num prato. Polvilhe-os com alho esmagado, sal e pimenta. Derreta cerca de 1/3 da manteiga numa caçarola média, junte as vieiras e os camarões e misture em lume médio 1 ou 2 minutos, ou até os camarões ficarem rosados. Tire o marisco com uma escumadeira e reserve.
2.Deite o resto da manteiga na panela e derreta em lume brando. Polvilhe com a farinha e cozinhe mexendo, 1 ou 2 minutos. Levante o lume para médio e junte o leite quente aos poucos, batendo energicamente após cada adição. Leve a ferver e coza, mexendo até o molho estar liso e muito espesso. Misture as natas, o vinho, açafrão, pimenta e sal a gosto e de seguida retire do lume.
3.Deite cerca de 1/3 do molho no fundo de um prato refractário (de ir ao forno). Disponha metade do fontina em fatias sobre o molho e polvilhe com cerca de 1/3 do parmesão ralado. Espalhe metade do mariscopor cima e cubra com metade das folhas de lasanha. Repita as camadas e termine com o resto do molho e do parmesão.
4.Gratine a lasanha por 30 ou 40 minutos ou até a cobertura estar castanho-dourada e borbulhante. Deixe repousar por 10 minutos antes de servir.

Compartilhe:

Composição:
5   vieiras frescas
500 gr de  camarão
1 dente(s) de  alho
6 colher (sopa) de  manteiga
½ chávena(s) de chá de  farinha de trigo
6 dl de  leite
½ chávena(s) de chá de  natas (creme de leite)
½ chávena(s) de chá de  vinho branco
2 pacote(s) de  açafrão
1 pitada(s) de  pimenta preta moída
125 gr de  queijo fontina
1 chávena(s) de chá de  queijo parmesão
8 folha(s) de  lasanha fresca
q.b. de  sal


comments powered by Disqus