Massas, Pizzas e Tortas

Lasanha al Forno

receita enviada por


Difícil 80' Alto 6

Preparação:

1.Numa panela grande com água a ferver leve as folhas de massa a branquear, umas quantas de cada vez e por pelo menos 2 minutos, tendo cuidado para mantê-las separadas. Mexa a massa durante a cozedura para impedir que se peguem. Escorra as folhas branqueadas, coloque-as numa taça com água fria e reserve-as.
2.Para fazer o molho de carne, aqueça o azeite numa frigideira grande e aloure a carne picada. Junte o bacon e cozinhe por cerca de 4 minutos. Adicione 1 cebola picadinha e o alho esmagado e cozinhe por mais 5 minutos. Regue com o vinho. Deixe cozer até reduzir bastante.
3.Misture a polpa de tomate em puré e o tomate picado, e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve a levantar fervura e de seguida reduza o calor e deixe cozer em lume brando por 15 a 20 minutos, até ficar espesso. Misture as natas e reserve. (o uso das natas é facultativo).
4.Enquanto o molho de carne coze em lume brando, prepare um béchamel. Deite o leite numa caçarola com a folha de louro. Aqueça até imediatamente antes de levantar fervura, e retire do lume, deixando em repouso por 10 minutos. Deite o leite e uma cebola em rodelas num copo misturador e retire a folha de louro.
5.Derreta a manteiga numa caçarolae misture a farinha. Coza por 1 minuto, mexendo sempre e aos poucos adicione o leite, até que a misture comece a ferver e a engrossar, tornando-se um molho aveludado. Tempere e adicione noz-moscada a gosto. Escorra as folhas de massa e seque-as com papel de cozinha.
6.Espalhe parte do molho de carne nna base de um prato baixo de ir ao forno. Por cima disponha uma camada simples de folhas de massa. Deite por cima parte do molho branco e polvilhe com Parmesão. Repita as camadas até que todos os componentes tenham sido usados, terminando com uma camada onde deverá deitar o que resta dos dois molhos. Polvilhe com bastante Parmesão.
7.Aqueça o forno a 190ºC e deixe cozer a lasanha durante cerca de 30 minutos, até que comece a formar bolhas e a ficar castanho-dourada. Deixe repousar durante cerca de 10 minutos antes de cortar. Sirva decorado cim salsa de folha plana.


NOTA: Mantenha as camadas dos molhos bastante ralas e não faça a lasanha demasiado espessa, no final deverá manter a sua forma à medida que a vai cortando.

Sugestão: Junte 130 gr de fígado de galinha limpo e picado, quando juntar o bacon, no molho de carne (2).
Pode não juntar o vinho no molho de carne, é facultativo, embora favoreça o seu sabor.

Compartilhe:

Composição:
10 folha(s) de  lasanha
1 chávena(s) almoçadeira(s) de  queijo parmesão ralado
q.b. de  sal
q.b. de  pimenta preta
3 colher (sopa) de  azeite
500 gr de  carne de vaca picada
75 gr de  bacon
2 dente(s) de  alho
1 ½ dl de  vinho branco
3 colher (sopa) de  polpa de tomate
3 colher (sopa) de  natas (creme de leite)
6 dl de  leite
1 folha(s) de  louro
50 gr de  manteiga
q.b. de  noz-moscada


comments powered by Disqus