Massas, Pizzas e Tortas

Cuscuz de Bacalhau

receita enviada por

Fácil 50' Baixo 6

Preparação:

Cuscuz:
Esfarelar os flocos de farinha de milho com as mãos e reservar. numa panela, colocar 1 chávena de chá de azeite e levar ao fogo. Acrescentar 1 cebola e 3 dentes de alho picados e refogar em fogo baixo até a cebola ficar transparente. Adicionar a cebolinha e a salsa, misturar bem e refogar por alguns minutos. Acrescentar 5 tomates e refogar até se desmanchar. Adicionar o caldo e ferver por 15 minutos em fogo baixo. de seguida, ampliar o fogo e acrescentar o bacalhau, a ervilha e a azeitona picada. Temperar com sal, juntar metade do pimentão picado e
cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Aos poucos, acrescentar as farinhas. Cozinhar por 10 minutos, mexendo sem parar até se desprender da panela. Untar uma forma com buraco no meio com azeite e cobrir o fundo e as laterais com as rodelas de ovo e tiras do pimentão restante. Despejar a massa com cuidado, apertando-a bem na forma.

Molho:
numa panela grande colocar 1 chávena de chá de azeite, 2 colheres de sopa de cebola picada, 2 dentes de alho picados e refogar até que estejam macios.
Acrescentar 6 tomates batidos no liquidificador. Deixar no fogo até o molho engrossar.
Adicionar o camarão e cozinhar por mais 10 minutos. Polvilhar com o coentro e temperar com sal, pimenta, orégano e o tempero baiano. Mexer, retirar do fogo e servir com o cuscuz.

Dica: Prepare em casa o tempero baiano: Misture os seguintes componentes e está pronto a utilizar: 1 colher de sopa de cominho, 1/2 colher de sopa de coentro em pó, 1/2 colher de sopa de curcuma, 1/2 colher de sopa de pimenta-do-reino branca, 1/4 colher de sopa de pimenta caiena e 1 colher de sopa de orégãos.

Compartilhe:

Composição:
1 colher (sopa) de  cebolinho
1 colher (sopa) de  salsa picada
1 chávena(s) de chá de  farinha de mandioca
1 chávena(s) de chá de  farinha de milho
3 chávena(s) de chá de  caldo de legumes
2 chávena(s) de chá de  azeite
2   ovos cozidos
150 gr de  ervilhas
5 dente(s) de  alho
q.b. de  sal
1 colher (sopa) de  coentros picados
2 colher (sopa) de  cebola(s)
1 pitada(s) de  orégãos
1 kg de  camarão
q.b. de  pimenta preta
1 pitada(s) de  tempero baiano

comments powered by Disqus