Carnes

Cozido à Portuguesa (Estremadura)

receita enviada por

Fácil 60' Alto 8

Preparação:

1.De véspera coloque o feijão branco de molho num recipiente com água.
2.No próprio dia leve o feijão a cozer na panela de pressão, durante 20 minutos, de seguida de ter começado a ferver.Apague o lume abra a panela e reserve o feijão.
3.Leve ao lume uma panela grande e alta, com água, logo que comece a ferver introduza, o chispe, a orelheira, o toucinho e a carne de vaca.Deixe cozer.
4.Quando as carnes se apresentarem quase cozidas, introduza na panela os enchidos que previamente foram picados com um garfo ou um palito, para não rebentarem.Logo que tudo esteja cozido, retire as carnes e os enchidos cubra-os com um pouco de caldo, para não esfriarem e reserve.
5.Prepare o arroz, que deve ser solto, com o caldo de cozer as carnes (a quantidade de caldo é sempre o dobro da quantidade do arroz).
6.Prepare as hortaliças, lave-as bem e leve-as a cozer na panela onde cozeu as carnes, primeiro coza as cenouras e os nabos, mais tarde introduza as couves e por fim as batatas.
Logo que os legumes estejam cozidos retire-os.
7.Sirva o cozido numa travessa bem enfeitada com o arroz no centro, os enchidos cortados e colocados à volta e as carnes cortardas alternando com os legumes e montinhos de feijão.

Aproveite o caldo que sobrou da cozedura e prepare a seguinte sopa ou caldo:

Corte o pão em fatias para dentro de uma sopeira (terrina) espalhe por cima folhinhas de hortelã e por cima deite o caldo a ferver.

Nota:
Alem de deliciosa derivado aos vários sabores que concentra, esta sopa é tambem revigorante e ajuda à digestão, se for comida bem quentinha.

Compartilhe:

Composição:
1 kg de  carne de vaca de cozer
1   orelheira de porco
250 gr de  toucinho entremeado
1   chispe
2   nabo(s)
½ Lt de  feijão branco
450 gr de  arroz
350 gr de  pão
q.b. de  sal
1 ramo(s) de  hortelã

comments powered by Disqus