Peixes

Caldeirada à Moda de Viana

receita enviada por


Preparação:

Cortam-se as cebolas às rodelas e pica-se a salsa. Cortam-se as batatas às rodelas e fragmenta-se o peixe em pequenos bocados. Separam-se estes ingredientes por quatro recipientes. Reserva-se.
Numa panela bem funda começam-se a amontoar estes ingredientes por conjuntos: primeiro sai o azeite, a pimenta e o colorau, a cebola e a salsa juntam-se de seguida em bem calculada quantidade, um dente de alho esmagado e uma pequena parte de uma folha de louro, sem a nervura central, segue-se a vez das batatas que se acamam, mas sem se sobreporem umas às outras e, finalmente, o peixe que em igual jeito se acama por cima das batatas. Isto é chamado um conjunto. E os conjuntos vão-se sucedendo, salpicando cada um deles com leves areias de sal, terminando os conjuntos como começaram: azeite, pitadas de colorau e pimenta, dente de alho esmagado e pequena parte de uma folha de louro, a cebola às rodelas e a salsa picada.
Chega então o momento de se juntar água, cuidadosamente, na quantidade necessária para cobrir tudo até atingir uma altura de 4 cm, mais ou menos.
Posto isto, está na altura de pôr ao lume e, quando estiver quase cozido, lança-se a gosto vinho branco, não se tirando do fogo sem antes fazer a prova de sal.

Pode-se ainda utilizar outras espécies de peixe excepto, badejo, pescada ou faneca por se desfazerem facilmente.

Compartilhe:

Composição:
   congro
   raia
1 molho(s) de  salsa
   colorau
   alho
folha(s) de  louro
   sal
   vinho branco verde

comments powered by Disqus