Bolos e Bolinhos

Bolo de Ananás (Pineapple Upside-Down Cake)

receita enviada por

Bolo de Ananás (Pineapple Upside-Down Cake) - Foto 1

Média 30' Médio 8

Preparação:

1. Pré aqueça o forno a 180ºC
2. Derreta 60g de manteiga no micro ondas e forre uma forma redonda de 20cm de diâmetro. Com os dedos, espalhe um pouco de manteiga pelas laterais da forma. Polvilhe 1/2 chávena de açúcar amarelo sobre a manteiga e disponha as fatias de ananás sobre o açúcar, colocando uma cereja dentro de cada rodela de ananás e reserve. (No bolo da fotografia existe uma rodela inteira de ananás no centro, e à volta às rodelas foram cortadas ao meio para cobrir melhor o fundo. Pode-se colocar todas as rodelas inteiras, mas desta forma haverá mais espaços do bolo sem ananás. Se sobrarem rodelas, pode também colocar meias rodelas à volta da forma.)
3. Em um alguidar, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
4. Em um recipiente para micro ondas, derreta 115g de manteiga e misture vigorosamente as 150g do açúcar amarelo e as 50g do açúcar branco. Quando estiver homogéneo, adicione um ovo (grande de preferência), continue a mexer e adicione o iogurte, o leite, a calda do ananás e a essência de baunilha.
5. misture manualmente o líquido com a mistura da farinha, suavemente com cuidado para não deixar grumos e quando estiver homogéneo verta para cima das rodelas de ananás.
6. Leve ao forno por 40 a 48 minutos. Aos 20 minutos de cozedura, cubra o bolo com um papel vegetal para que a parte de cima não se queime, com cuidado para não deixar o papel encostar no bolo.
7. de seguida de assado, retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos antes de o virar para um prato.

Dica: Este bolo come-se bastante bem ainda morno, acompanhado por gelado de baunilha.

Compartilhe:

Composição:
175 gr de  manteiga
250 gr de  açúcar amarelo
1 lata(s) de  ananás
210 gr de  farinha de trigo
½ colher (chá) de  fermento em pó
¼ colher (chá) de  bicarbonato de Sódio
½ colher (chá) de  sal
50 gr de  açúcar
1   ovos
120 ml de  leite
1 colher (sopa) de  essência de baunilha


comments powered by Disqus