Doces & Sobremesas

Bavarois de Avelã

Difícil 75' Médio

Preparação:

1.Coloque as avelãs num tabuleiro de ir ao forno e torre-as ligeiramente cerca de 10 minutos em forno quente (225ºC). De seguida esfregue-as com um pano, de modo a retirar-lhes a pele.
2.Prepare uma pralina: com 35 gr de açúcar e o sumo de limão prepare um caramelo. Quando estiver líquido e bem quente, espalhe-o sobre uma mesa de pedra, bem limpa, previamente untada com um pouco de óleo. Espalhe por cima do caramelo as avelãs com uma espátula, de modo a formar uma placa lisa. Deixe esfriar até endurecer.
3. Coloque a pralina num saco de plástico e parta-a batendo com força com um rolo da massa, ou mesmo um martelo. Para que fique bem fininha, ponha-a na máquina de picar até que fique em pó.
4.Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
5.Bata as gemas com 25 gr de açúcar de modo a obter um creme esbranquiçado.
6.Adicione o leite frio, aos poucos.
7.Leve ao lume, num tachinho, a engrossar. Assim que tiver obtido um creme homogéneo, junte as folhas de gelatina demolhadas e mexa bastante bem até que estejam totalmente dissolvidas.
8.Junte o rum e a pralina que preparou. Deixe esfriar um pouco.
9.Bata as claras em castelo firme com o açúcar em pó e á parte bata as natas. Adicione as claras levemente ao creme que tinha preparado, envolvendo com cuidado.
10.Adicione também as natas batidas em chantily e misture bem.
11.Deite o preparado numa forma grande ou em forminhas individuais de pudim, previamente passadas por água fria. Leve ao frio durante 6 horas para prender.

SUGEST?O: Sirva com um molho de chocolate.

Compartilhe:

Composição:
60 gr de  açúcar
85 gr de  avelã
1 colher (chá) de  limão em sumo
6 folha(s) de  gelatina branca
2 dl de  leite
1 colher (sopa) de  rum

comments powered by Disqus