Legumes & Saladas

Batatas Gratinadas no forno

Fácil 70'

Preparação:

NOTA:As quantidades não estão indicadas já que vão variar consoante o prato que se utilize de ir ao forno, e dá mais liberdade de escolha ao número de pessoas a servir.

Esfregue a parte interior de uma travessa de ir ao lume, com um alho cortado. Deixe o sumo do alho secar, e de seguida unte o prato com manteiga. Disponha seguidamente as fatias de batatas em filas e colunas, sobrepondo-as em metades. Coloque sal em cada conjunto de fatias à medida que as vai cobrindo com outras. Não encha o prato mais do que dois terços de altura.
Deite o leite no prato, até que as fatias de batatas estejam cerca de metade cobertas, e seguidamente coloque uma camada de natas de modo a que as fatias fiquem completamente cobertas. Para auxiliar a criar a crosta de cima coloque por cima pequenas e finas fatias de manteiga.
Coloque o prato com as fatias no forno bem quente, cerca de 200º C. Deixe ficar por cerca de 15 min, e em seguida reduza o calor para 180º C, e deixe cozinhar por mais 45 min, até que o leite tenha sido absorvido pelas batatas e as natas tenham formado uma crosta dourada por cima. As batatas estarão tenras. Sirva-as com o maior cuidado, levantando-as com uma faca e um garfo.

Compartilhe:

Composição:
q.b. de  batata(s)
q.b. de  manteiga
1   alho
q.b. de  sal
q.b. de  leite

comments powered by Disqus