Pães e Cia.

Baguettes Francesas

receita enviada por


Difícil 240' Baixo 6

Preparação:

1. Peneire as farinhas e o sal para uma tigela grande. Noutro recipiente, junte o fermento e a água e mexa até que se dissolva. Gradualmente, junte-lhe metade da quantidade de farinhapara fazer uma massa. Cubra com película aderente e deixe à temperatura ambiente durante cerca de 3 horas, ou até que a massa triplique de volume e comece a abater.
2. Aos poucos, junte o resto d farinha e mexa energicamente com a mão. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada e amasse-a durante 8 a 10 minutos, até obter uma massa húmida. Coloque-a numa tigela ligeiramente untada, cubra com película aderente também untada e deixe levedar num lugar quente cerca de 1 hora.
3. Quando a massa quase tiver duplicado o seu volume, retire-a do recipiente para uma superficie polvilhada com farinha, amasse-a ligeiramente e divida-a em 3 partes iguais. Faça uma bola com cada uma delas, e em seguida um rectângulo com cerca de 15 cm por 7.5 cm.
4. Dobre um terço da extremidade e pressione, certificando-se que as duas partes da massa ficam bem em contacto. Feche os bordos. Repita duas ou três vezes, até que cada pedaço de massa tenha uma forma oblonga. Entre cada dobragem, deixe a massa repousar durante alguns minutos, se necessário para evitar partir a massa.
5. Suavemente, estique cada um dos pedaços de massa até que atinjam 33 a 35 cm de compromento. Dobre um pano polvilhado com farinha sobre o tabuleiro de ir ao forno, para que a massa mantenha a forma enquanto repousa. Cubra com película aderente untada de gordura e deixe levedar num local quente durante cerca de 45 a 60 minutos.
6. Entretanto, aqueça o forno no máximo, 230ºC. Coloque os pães no tabuleiro, certificando-se de que fica algum espaço entre eles. Com um afaca bem afiada, faça vários cortes diagonais no topo dos pães. Coloque o tabuleiro na parte superior do forno; pulverize o forno com água e deixe cozer durante 20 a 25 minutos ou até que fiquem dourados. Pulverize o forno mais duas vezes duante os primeiros 5 minutos de cozedura. Coloque os pães sobre uma rede metálica para esfriarem.

Compartilhe:

Composição:
500 gr de  farinha branca não branqueada
115 gr de  farinha francesa fina
2 colher (chá) de  sal
5.25 dl de  água morna


comments powered by Disqus